Pular para o conteúdo principal

AUTO ESTIMA NO TRABALHO,COMO DESENVOLVER ?




Auto estima é uma das palavras que mais vem sendo usada nos últimos tempos, estamos em um momento de entender e aplicar ela para as nossas vidas e no meio de tantas informações, tenho pensado nos fatores que nos influencia sobre elas.
Autoestima é o quanto a gente gosta e lida consigo mesmo, por isso que é tão difícil e desafiante desprender de alguns fatores e o ambiente de trabalho é um deles. O que me provocou o interesse de escrever sobre esse tema não foi a somente a crise de desemprego, mas também o quanto estamos ligados ao fato de que precisamos trabalhar somente para lucrar, ganhar e eu também sei da necessidade e a importância do dinheiro para as nossas vidas, mas a perspectiva nesse caso é: como anda sua autoestima no meio que você está? Ou então como você tem lidado com ela?
Estamos imersos numa sociedade que tem se tornado cada vez mais capitalista e competitiva, eu vejo isso diariamente tanto pela a parte dos funcionários como das instituições, a ausência de cuidado, dedicação e menosprezo por nós mesmo em troca de faça isso se quiser sobreviver, ou para ter dinheiro e a partir disso é que o objetivo do texto propõe uma reflexão e questionamento principalmente para as empresas:
Meus colaboradores possuem autoestima? Se não como posso contribuir para que eles tenham,
 Quanto mais tivermos pessoas felizes, seguras e satisfeitas mais conquistas e progresso as empresas terão, sei que isso parece obvio, porém acontece tão pouco justamente porque não sabemos como desenvolver, a relação que você tem com você mesmo diz muito o tipo de relação que você terá com todas as outras coisas, por isso se cuide, se ame, se preserve!
E para as empresas:
Certa vez vi em um filme uma fala que me deixou encantada: tudo gira em volta de uma seguinte questão: Como podemos tocar a vida das pessoas?
Se a gente conseguir aplicar isso dentro do nosso ambiente, no nosso meio, automaticamente conseguiremos fazer isso lá fora também. Por essa razão que desenvolver a autoestima dos funcionários é tão necessário.
A par disso pensei em alguns atos que por serem tão simples não são pensados, mas que fazem toda a diferença.
● Parabenização e reconhecimento pelas as tarefas exercidas no dia a dia, principalmente as mais difíceis e que necessitam de um cuidado maior, ainda que seja a obrigação do funcionário desempenha-la é importante que eles se sintam valorizado. Pequenos gestos fazem a diferença.
● Comemoração pela a data de aniversário, não é somente por já ser uma data especial, mas também porque o trabalho é o espaço onde passamos maior parte do tempo, criamos vínculos e por essas razões ser festejado é sinal de carinho e reciprocidade.
● Palestras, debate sobre como estamos nos sentindo e como podemos melhorar. A auto estima tem sido tão discutida que em muitos casos ela é vista somente como beleza, por esse motivo que é importante estudar e diferencia-la.

Empreendedor, gestor, colaborador ou afins desejo que esse texto te ajude a se reencontrar consigo mesmo e com os objetivos da sua vida.

Comentários